Be Water Network

SELO DE QUALIDADE EXEMPLAR DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

 

Os "Prémios dos serviços de águas e resíduos" são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em parceria com o Jornal Água & Ambiente e com a colaboração de entidades representativas do setor: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

A Be Water - Águas de Ourém, foi distinguida na categoria "Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano 2018". Este foi o 4º Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, atribuído à Be Water - Águas de Ourém, que assegura a qualidade exemplar da água fornecida ao concelho de Ourém, com uma taxa de cumprimento de água segura de 99,82%, ficando acima da percentagem de água segura em Portugal Continental que é de 98,72%.

A atribuição dos selos tem por base um conjunto de critérios, previsto em regulamento e foi entregue a 22 de novembro de 2018, durante a 13ª Expo Conferência da Água. Estes critérios, definidos em regulamento, referem-se a:

  • Cumprimento do prazo legal de submissão do PCQA;
  • 100% de cumprimento do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado;
  • ≥99% de cumprimento dos valores paramétricos;
  • ≥99% de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli);
  • ≥99% de cumprimento dos valores paramétricos de cheiro e sabor.

Esta distinção é muito importante e representa o reconhecimento de todo o trabalho realizado por uma vasta e competente equipa e que nos permite afirmar: BEBA ÁGUA DA REDE PÚBLICA COM CONFIANÇA.

 

voltar atrás