Be Water Network

Comemoração do Dia da Criança


Anualmente a Câmara Municipal de Ourém promove um evento, de vários dias em junho, com o objetivo de comemorar do Dia Mundial da Criança, convidando as entidades que operam no concelho a estar presentes com atividades, no Centro de Negócios e zona envolvente.

Neste evento comparecem alunos dos jardins infantis e do 1º ciclo de todo o concelho de Ourém.

A Be Water – Águas de Ourém costuma estar no evento interagindo de várias formas com alunos, professores e educadores.

 

2016

Pelos espaços circularam cerca de 880 crianças por dia, perfazendo, aproximadamente, 2600 crianças. Este ano estivemos presentes em 3 contextos e localizações diferentes: stand, bebedouros e conto.

No stand realizava-se o Jogo da Glória onde os alunos ao lançar o dado teriam de responder às perguntas alusivas ao tema água. O stand estava decorado com exposição:

- de alguns dos trabalhos efetuados pelos alunos, no seguimento de algumas das ações de sensibilização ambiental, efetuadas ao longo do ano letivo de 2015/16, por diversas escolas do concelho de Ourém;

- dos 1ºs prémios do concurso de fotografia, realizado este ano, intitulado “Preservação dos recursos hídricos no concelho de Ourém 2016”;

- no LCD colocou-se vídeos com fotos das ações de sensibilização ambiental e alguns dos trabalhos efetuados pelos alunos, na sequência dessas ações e outro vídeo com imagens da nossa atividade no concelho.

Noutro espaço realizaram-se várias sessões, ao longo dos 3 dias, em que se contou a história dos "Chibos Sabichões"; os três chibos viviam no cimo de uma montanha e existe um rio no vale, em que se mostra que a inteligência e o engenho conseguem mais do que a força física e onde se incorpora a vertente da proteção da água para todos. No total, dos 3 dias, estiveram no conto 1734 crianças (67% de todas as crianças que circularam pelo evento), acompanhadas pelas respetivas educadoras, professoras e auxiliares.

No exterior do edifício tivemos 4 bebedouros para as crianças poderem saciar a sede ao longo das atividades nos recintos.

 

 

 

 

2015

De 1 a 5 de junho, visitaram o espaço cerca de 2860 crianças.

A BE Water - Aguas de Ourem esteve presente com os já habituais bebedouros de água, para que as crianças possam ter água disponível no decorrer das atividades.

No interior do pavilhão multiusos a Be Water - Águas de Ourém convidou as crianças a participar na prova da água onde poderiam apreciar a água da torneira.

No exterior teve numa tenda onde as crianças podiam ouvir o conto “Ainda nada” de Christian Voltz, interpretado por elementos da Clinica Contigo.

Resumo: Um dia o protagonista desta estória cava um buraco na terra e deixa cair uma semente. Aguarda um dia após outro, sob o olhar expectante de um pássaro, com o desejo de ver crescer a flor que nasceria do chão. Ainda nada? Perguntava todas as manhãs ao ver que a semente não brotava. Até que um belo dia...

No final as crianças levaram uma semente num copo, para cuidar e regar para poderem observar a germinação e crescimento.

Ao longo da semana, na tenda do conto estiveram cerca de 1440 crianças (50% da quantidade de crianças que se deslocaram ao evento).

 

 

 

2014

Na semana de 2 a 6 de junho, as crianças tiveram oportunidade de realizar diversas atividades alusivas à água, nomeadamente provar a diferença entre o gosto da água da rede e de uma água engarrafada no nosso Bar da Água, assim como participarem no Jogo da Glória e no Jogo da Pesca Saudável, onde se promoveu a necessária preservação dos recursos hídricos.

 


 








voltar atrás