Legislação
Consulte a legislação sobre a qualidade da água
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Perguntas Frequentes
QUEM É RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE ÁGUA À POPULAÇÃO?
Os Municípios são responsáveis no seu âmbito territorial, por assegurar a distribuição da água à população através da rede pública de distribuição e garantir a qualidade da água.
O Município de Ourém concessionou, a responsabilidade da gestão e distribuição da água para consumo público no município à empresa Be Water, S.A. - Aguas de Ourém.
QUEM GARANTE A QUALIDADE DA ÁGUA À POPULAÇÃO?
A qualidade da água é garantida pela entidade distribuidora, Be Water, S.A. - Aguas de Ourém. Este controlo é feito de acordo com os requisitos legislados, aprovados e inspecionados pela entidade competente e reguladora, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
A ÁGUA DA TORNEIRA TEM UM SABOR/CHEIRO ANORMAL OU SAI TURVA. QUEM CONTACTAR?
Sempre que detetar alguma anomalia no sabor, cheiro ou aspeto da água da rede pública, deverá contactar a Be Water, S.A. - Aguas de Ourém, entidade responsável pelo abastecimento no concelho de Ourém. O contacto poderá ser feito para o seu Serviço de Clientes, através do telefone 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), ou para o seu Serviço de Qualidade da Água através de endereço eletrónico qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.
COMO POSSO CONSULTAR OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DA QUALIDADE DA ÁGUA?
Os resultados das análises da água são divulgados trimestralmente e encontram-se disponíveis no nosso Serviço de atendimento ao público, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal de Ourém, Centro de Saúde e no sitio na internet.
A ÁGUA DA TORNEIRA CHEIRA A CLORO (LIXÍVIA). HÁ ALGUM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?
O cloro é um dos compostos químicos utilizado como agente desinfetante no tratamento da água para consumo público. A desinfeção da água tem como objetivo eliminar os microrganismos nocivos (bactérias) à saúde, de modo a evitar doenças. A presença de vestígios de cloro na água previne possíveis contaminações que possam ocorrer durante o seu percurso na rede.
O cloro é adicionado à água em pequenas quantidades, que não são prejudiciais à saúde humana.
Colocar a água da torneira num recipiente em vidro e aguardar uns minutos ou armazenar o mesmo no frigorífico durante um período não superior a 24 horas, ou adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber, são medidas simples e fáceis, habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável, dado que o cloro se evapora facilmente.
Se apesar destas medidas o cheiro a cloro ainda permanecer muito forte, não hesite em contactar o nosso Serviço de Clientes, através do telefone 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), o nosso Serviço de Qualidade da Água através de endereço eletrónico qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.
O QUE É O PH DA ÁGUA?
O pH é o potencial hidrogeniónico que traduz a acidez, neutralidade ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que:
- pH igual a 7,0 indica que a água é neutra;
- pH menor que 7 indica que a água é ácida;
- pH maior que 7 indica que a água é básica
A legislação define que o pH da água da torneira deve encontrar-se entre 6,5 e 9, de modo a preservar o estado das redes de distribuição.
A ÁGUA DA TORNEIRA TEM UM ASPECTO LEITOSO. TEM ALGUM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?
O aspeto leitoso deve-se à presença de pequenas bolhas de ar dissolvidas na água.
Sempre que ocorre uma quebra de pressão ou um aumento da temperatura, a solubilidade do ar na água diminui, provocando a formação de pequenas bolhas de ar que, sob radiação luminosa, toma o aspeto leitoso. No entanto, este fenómeno desaparece rapidamente e a água retoma o seu aspeto normal clara e transparente.
Esta reação não tem qualquer influência na qualidade da água e consequentemente na saúde dos Utilizadores.
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Antes, logo após enchimento do copo!
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Depois de esperar uns segundos! |
QUAL A DUREZA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO CONCELHO DE OURÉM?
A dureza da água é uma propriedade relacionada com a concentração de iões de determinados minerais dissolvidos, tais como, Cálcio e Magnésio. O grau da dureza é verificado pela concentração de carbonato de cálcio na água.
Características da Água
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Unidades de medida
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mg/L CaCO3 / ppm
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Graus Franceses
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Graus Alemães
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Águas muito doces ou muito macias |
0 a 70
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0 a 7
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0-4
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Águas doces ou macias |
70-135
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7 a 13,5
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4-8
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Águas pouco duras |
135-200
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13,5 a 20
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8-12
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Águas duras |
200-350
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20 a 35
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12-20
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Águas muito duras |
mais de 350
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mais de 35
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mais de 20
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Os níveis de dureza da água de abastecimento distribuída pela Águas de Ourém, atingem valores de ordem dos 58mg/L*. Para estas gamas a água é classificada como muito doce ou muito macia.
*(Valores retirados do PCQA 2012 e 2013 entre janeiro e junho).
Para programar a sua máquina de lavar louça ou roupa deve ter em conta as características indicadas na tabela que a acompanha.
COMO SABER SE UMA ÁGUA É DURA?
De uma forma geral, considera-se água dura a que necessita de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que, quando aquecida, forma incrustações em caldeiras e outros materiais.
A dureza da água, quando elevada, conduz à formação de depósitos incómodos.
A ÁGUA DURA PODE TER INCONVENIENTES PARA A SAÚDE?
Do ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. O cálcio dissolvido em água não causa risco para a saúde, pelo contrário, cálcio e magnésio são mesmo recomendados para o crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos. Por esse motivo, a água de torneira pode contribuir para as nossas necessidades diárias de cálcio.
POSSO BEBER ÁGUA DO POÇO OU FURO?
Na maioria dos casos é melhor não arriscar. A água do poço ou furo é particularmente suscetível a fatores de poluição externa, tais como infiltrações de águas residuais e águas em contacto com diversos resíduos. No entanto, se quiser ter a certeza da qualidade da água do seu poço, furo ou captação poderá contactar o Serviço da Qualidade da Água para realização de análises químicas e bacteriológicas da sua água através de endereço eletrónico qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt
QUAL É A RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO DE UM IMÓVEL RELATIVAMENTE À QUALIDADE DE ÁGUA PARA CONSUMO?
Os proprietários dos imóveis são responsáveis por manter a instalação interior de água em perfeitas condições, de modo a evitar diminuição da qualidade da água desde o ponto de entrega (contador) até a torneira (dentro de casa). A idade e o estado de conservação das canalizações, de cisternas e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor.
QUE CUIDADOS TER COM A LIMPEZA E DESINFECÇÃO DAS CISTERNAS?
Se a habitação possuir um reservatório ou cisterna, deverá ter os seguintes cuidados:
- A instalação deve encontrar-se em local de fácil acesso, limpo e arejado;
- Deve possuir tampa adequada ou estar devidamente protegido(a);
- Realizar pelo menos, anualmente, uma limpeza e desinfeção.
A Águas de Ourém tem uma equipa técnica habilitada para a realização desta atividade com equipamentos e materiais adequados para contacto com água potável. Contacte-nos para conhecer as condições da Prestação do Serviço.
249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional)
qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt
Poderá aceder ao nosso folheto da Qualidade da Água:
- Água segura em Ourém