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Informações úteis

Legislação

Consulte a legislação sobre a qualidade da água aqui

Perguntas Frequentes

QUEM É RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE ÁGUA À POPULAÇÃO?

Os Municípios são responsáveis no seu âmbito territorial, por assegurar a distribuição da água à população através da rede pública de distribuição e garantir a qualidade da água.
O Município de Ourém concessionou, a responsabilidade da gestão e distribuição da água para consumo público no município à empresa Be Water, S.A. - Aguas de Ourém.

QUEM GARANTE A QUALIDADE DA ÁGUA À POPULAÇÃO?

A qualidade da água é garantida pela entidade distribuidora, Be Water, S.A. - Aguas de Ourém. Este controlo é feito de acordo com os requisitos legislados, aprovados e inspecionados pela entidade competente e reguladora, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

A ÁGUA DA TORNEIRA TEM UM SABOR/CHEIRO ANORMAL OU SAI TURVA. QUEM CONTACTAR?

Sempre que detetar alguma anomalia no sabor, cheiro ou aspeto da água da rede pública, deverá contactar a Be Water, S.A. - Aguas de Ourém, entidade responsável pelo abastecimento no concelho de Ourém. O contacto poderá ser feito para o seu Serviço de Clientes, através do telefone 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), ou para o seu Serviço de Qualidade da Água através de endereço eletrónico qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.

COMO POSSO CONSULTAR OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DA QUALIDADE DA ÁGUA?

 

Os resultados das análises da água são divulgados trimestralmente e encontram-se disponíveis no nosso Serviço de atendimento ao público, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal de Ourém, Centro de Saúde e no sitio na internet.

 

A ÁGUA DA TORNEIRA CHEIRA A CLORO (LIXÍVIA). HÁ ALGUM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?

O cloro é um dos compostos químicos utilizado como agente desinfetante no tratamento da água para consumo público. A desinfeção da água tem como objetivo eliminar os microrganismos nocivos (bactérias) à saúde, de modo a evitar doenças. A presença de vestígios de cloro na água previne possíveis contaminações que possam ocorrer durante o seu percurso na rede.

O cloro é adicionado à água em pequenas quantidades, que não são prejudiciais à saúde humana.
Colocar a água da torneira num recipiente em vidro e aguardar uns minutos ou armazenar o mesmo no frigorífico durante um período não superior a 24 horas, ou adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber, são medidas simples e fáceis, habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável, dado que o cloro se evapora facilmente.
Se apesar destas medidas o cheiro a cloro ainda permanecer muito forte, não hesite em contactar o nosso Serviço de Clientes, através do telefone 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), o nosso Serviço de Qualidade da Água através de endereço eletrónico qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.

 

 

O QUE É O PH DA ÁGUA?

O pH é o potencial hidrogeniónico que traduz a acidez, neutralidade ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que:

  • pH igual a 7,0 indica que a água é neutra;
  • pH menor que 7 indica que a água é ácida;
  • pH maior que 7 indica que a água é básica
A legislação define que o pH da água da torneira deve encontrar-se entre 6,5 e 9, de modo a preservar o estado das redes de distribuição.

 

A ÁGUA DA TORNEIRA TEM UM ASPECTO LEITOSO. TEM ALGUM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?

 

O aspeto leitoso deve-se à presença de pequenas bolhas de ar dissolvidas na água.

Sempre que ocorre uma quebra de pressão ou um aumento da temperatura, a solubilidade do ar na água diminui, provocando a formação de pequenas bolhas de ar que, sob radiação luminosa, toma o aspeto leitoso. No entanto, este fenómeno desaparece rapidamente e a água retoma o seu aspeto normal clara e transparente.

Esta reação não tem qualquer influência na qualidade da água e consequentemente na saúde dos Utilizadores.

 Antes, logo após enchimento do copo!

 Depois de esperar uns segundos!

 

QUAL A DUREZA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO CONCELHO DE OURÉM?

 

A dureza da água é uma propriedade relacionada com a concentração de iões de determinados minerais dissolvidos, tais como, Cálcio e Magnésio. O grau da dureza é verificado pela concentração de carbonato de cálcio na água.

Características da Água


Unidades de medida


mg/L CaCO3 / ppm

Graus Franceses 

Graus Alemães 

Águas muito doces ou muito macias

0 a 70

0 a 7

0-4 

Águas doces ou macias

70-135

7 a 13,5

4-8

Águas pouco duras

 135-200

13,5 a 20

8-12

Águas duras

200-350

20 a 35

12-20

Águas muito duras

mais de 350

mais de 35

mais de 20

 

 

Os níveis de dureza da água de abastecimento distribuída pela Águas de Ourém, atingem valores de ordem dos 58mg/L*. Para estas gamas a água é classificada como muito doce ou muito macia.

*(Valores retirados do PCQA 2012 e 2013 entre janeiro e junho).

Para programar a sua máquina de lavar louça ou roupa deve ter em conta as características indicadas na tabela que a acompanha.

COMO SABER SE UMA ÁGUA É DURA?

De uma forma geral, considera-se água dura a que necessita de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que, quando aquecida, forma incrustações em caldeiras e outros materiais.
A dureza da água, quando elevada, conduz à formação de depósitos incómodos.

 

 

A ÁGUA DURA PODE TER INCONVENIENTES PARA A SAÚDE?

Do ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. O cálcio dissolvido em água não causa risco para a saúde, pelo contrário, cálcio e magnésio são mesmo recomendados para o crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos. Por esse motivo, a água de torneira pode contribuir para as nossas necessidades diárias de cálcio.

POSSO BEBER ÁGUA DO POÇO OU FURO?

Na maioria dos casos é melhor não arriscar. A água do poço ou furo é particularmente suscetível a fatores de poluição externa, tais como infiltrações de águas residuais e águas em contacto com diversos resíduos. No entanto, se quiser ter a certeza da qualidade da água do seu poço, furo ou captação poderá contactar o Serviço da Qualidade da Água para realização de análises químicas e bacteriológicas da sua água através de endereço eletrónico qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt

QUAL É A RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO DE UM IMÓVEL RELATIVAMENTE À QUALIDADE DE ÁGUA PARA CONSUMO?

Os proprietários dos imóveis são responsáveis por manter a instalação interior de água em perfeitas condições, de modo a evitar diminuição da qualidade da água desde o ponto de entrega (contador) até a torneira (dentro de casa). A idade e o estado de conservação das canalizações, de cisternas e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor.

QUE CUIDADOS TER COM A LIMPEZA E DESINFECÇÃO DAS CISTERNAS?

 

Se a habitação possuir um reservatório ou cisterna, deverá ter os seguintes cuidados:

  • A instalação deve encontrar-se em local de fácil acesso, limpo e arejado;
  • Deve possuir tampa adequada ou estar devidamente protegido(a);
  • Realizar pelo menos, anualmente, uma limpeza e desinfeção.

A Águas de Ourém tem uma equipa técnica habilitada para a realização desta atividade com equipamentos e materiais adequados para contacto com água potável. Contacte-nos para conhecer as condições da Prestação do Serviço.
249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional)
qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt

Poderá aceder ao nosso folheto da Qualidade da Água:

          - Água segura em Ourém