A 1ª etapa
Em 2007, foi definido como objetivo, a certificação da atividade da empresa na sua prestação de serviços no concelho de Ourém, segundo o referencial normativo ISO 9001:2000.
A Águas de Ourém obteve o certificado de qualidade em Julho de 2007, tendo para alcançar o objetivo mobilizado e obtido o apoio da sua equipa local que trabalhou afincadamente no sentido de dar resposta ao desafio colocado pela administração da empresa.
Dada a transversalidade de um sistema de gestão, o espírito de equipa esteve bem patente. O sucesso obtido demonstra o esforço e envolvimento de toda a organização, na estruturação e sistematização do seu desempenho, o que resultou em melhorias significativas nas tarefas diárias, bem como ao nível do relacionamento interno e com entidades exteriores.
As vantagens deste processo não são de fácil quantificação, no entanto, é reconhecido por todos que a melhoria e a mudança de cultura que têm vindo a ser introduzidas na organização veio transformar positivamente o quotidiano dos trabalhadores e contribuir para a melhoria contínua dos nossos serviços e aumentar a satisfação do Utilizador.
O sistema de gestão constitui uma ferramenta de trabalho dinâmica e proactiva, garantindo a qualidade, segurança e continuidade do abastecimento de água potável. Orientada para o Utilizador, colaboradores e accionista, conduz a um modelo empresarial de êxito sustentável, visando fornecer serviços de elevada qualidade, nos prazos estabelecidos, em conformidade com as suas necessidades.
A continuidade em 2012
Em 2012, mais uma auditoria, desta vez com o objetivo da extensão da certificação ao Sistema de Gestão de Segurança de acordo com o referencial normativo NP 4397:2008 e OHSAS 18001:2007.
Durante o 2.º semestre, foram ainda realizadas auditorias internas em todas as áreas da empresa:
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Gestão de Clientes (incluindo Tratamento de Reclamações e Monitorização da Satisfação do Cliente, Compras e Avaliação de Fornecedores);
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Gestão de Topo;
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Recursos Humanos;
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Exploração - Gestão de Rede, Orçamentação, Manutenção, Fugas, Fiscalização e Equipamentos de Medição e Monitorização;
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Não Conformidades, Auditorias, Qualidade da Água;
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Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho;
A Norma OHSAS define os requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão de segurança onde a organização deve estudar os perigos e riscos aos quais os trabalhadores (próprios ou terceiros) podem estar expostos.
Entre outras, a certificação segundo este referencial, teve como vantagens:
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Proporcionar métodos de avaliação e de melhoramento comportamental relativamente à prevenção de incidentes e de acidentes no local de trabalho, através da gestão efetiva de riscos perigosos e de riscos no local de trabalho;
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Melhorar as condições e o ambiente de trabalho;
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Assegurar a conformidade com a política de SST definida pelo Grupo;
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Proporcionar o reconhecimento por uma organização externa do cumprimento dos requisitos ao nível de HST;
A tripla certificação em 2013
Obter a certificação do Sistema de Gestão Ambiental, segundo o referencial NP EN 14001:2012 é um dos objetivos para 2013. Em 29 de abril foi realizada a auditoria com a extensão de âmbito ao SGA, o que foi conseguido com sucesso! Assim, atualmente, a empresa, possui tripla certificação: Qualidade, Ambiente e Segurança.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um dos instrumentos com mais potencialidades para o alcance de um comportamento eco eficiente pelas empresas, sendo o principal objetivo a integração da gestão ambiental nos seus sistemas de gestão global, que inclui estrutura organizacional, planeamento de atividades, definição de responsabilidades, práticas e procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, alcançar, rever e manter a política ambiental definida pela empresa.
As principais vantagens e potencialidades da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental relacionam-se com a redução de custos, vantagens competitivas e aumento da motivação dos trabalhadores. A redução de custos é possível através de uma utilização mais racional das matérias-primas e energia, redução dos custos associados ao transporte e tratamento de resíduos sólidos, redução dos custos associados a danos para o Ambiente, benefícios na obtenção de financiamento, diminuição do risco ambiental e consequente obtenção de prémios de seguro mais baratos e, através da diminuição do risco de acidentes e redução dos custos associados. Como vantagens competitivas destaca-se a melhoria da imagem externa da empresa, a melhor aceitação social pelo público, Administração Pública, clientes, trabalhadores, investidores e meios de comunicação e, ainda, a garantia de benefícios na obtenção de financiamento. O aumento da motivação dos trabalhadores é assegurado através do recurso à sensibilização e formação dos mesmos para as questões ambientais e por uma maior consciencialização dos trabalhadores para o cumprimento dos objetivos ambientais estabelecidos pela organização.
Deste modo, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, pela NP EN ISO 14001, contribui para a melhoria do desempenho ambiental das organizações através da adoção de boas práticas de gestão.
Para ver o documento da Política de Qualidade da Be Water clique aqui